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INTERPRETANDO A LINGUAGEM CORPORAL NAS VENDAS (vendas)

    Neste ano de 2012 a maioria dos pedidos de treinamento tem sido feita sobre o assunto que chamo de venda comportamental. Como usar e interpretar a linguagem corporal e o comportamento humano á favor da venda. E por isso quero compartilhar através deste texto algumas dicas para usar essa ferramenta genial para os lideres e profissionais de venda.
   Em nossa era não basta mais saber técnicas básicas de apresentação e vendas ou conhecer muito bem seu produto/serviço, hoje você precisa entender, desvendar e interpretar o ser humano, seu cliente.
    Uma pesquisa feita por Allan Pease, especialista norte americano em linguagem corporal e comportamento humano, revelou que em nossa comunicação diária:
              15% é de responsabilidade de nossas palavras.
              25% é de responsabilidade de volume e tonalidade da voz.
              60% é de responsabilidade da linguagem corporal.
      Isso mostra que nossa aparência, gestos, sorriso e até mesmo a maneira que nos vestimos e nos movemos é o que mais influencia na maneira de como uma pessoa irá reagir em relação a nossa proposta de trabalho ou em adquirir nosso produto/serviço.
     A primeira dica em relação e linguagem corporal é que assim, como na verbal, ela é composta de "frases gestuais" e não apenas de palavras isoladas. Um gesto isolado pode ter vários significados. Nunca tente interpretar um gesto isoladamente. Por exemplo: o ato de coçar a cabeça pode significar varias coisas - caspa, piolho, suor, incerteza, esquecimento e até mesmo mentira. Para uma interpretação correta procure "ler" uma frase gestual e não apenas um gesto isolado. Outro motivo de interpretar uma frese gestual é que um gesto isolado pode ter vários significados em diferentes regiões do país. Unir o dedo polegar ao indicador e erguer os outros dedos pode ser reconhecido como sinal de o.k. , perfeito, pronto e até mesmo pode ser uma ofensa.
    Agora permita dar algumas referencias sobre leitura corporal para que você comece a interpretar esta maneira muito usada e pouco reconhecida da comunicação humana. E claro usar em sua vida profissional e pessoal. Mais uma vez lembro: não interprete um gesto isolado, pode não parecer o que você está pensando. Forme as frases gestuais.
     Cruzar os braços na frente do corpo indica uma atitude distante e não receptiva. É um gesto natural e em 70% das vezes o braço esquerdo está sobre o direito. Indica que a pessoa está em um momento muito racional e pouco emocional. Se você estiver em um processo de vendas e seu cliente estiver com os braços cruzados não tente fechar a venda neste momento, você terá grande chance de perde-lá. Procure argumentar e usar motivos lógicos e racionais em ele usar seu produto/serviço. 
     Inclinar a cabeça para o lado é um sinal de que a pessoa está interessada no que está vendo ou ouvindo.
   Apoiar a mão na bochecha também é um gesto que indica avaliação positiva, mas, se a pessoa fizer esse gesto franzindo a testa e erguendo as sobrancelhas é sinal de que o interesse está diminuindo ou está discordando do que está sendo apresentado. 
    Colocar as mãos no bolso deixando os polegares para fora indicam superioridade, confiança e tranquilidade em relação à outra pessoa ou ao ambiente. 
   Colocar as mão atrás da cabeça e escorar-se para trás é usado quase que exclusivamente por homens e pode indicar o sentimento de "eu sei de tudo isso que está sendo apresentado" ou "eu tenho todas as respostas sobre isso". 
     Fingir que tira um fiapo revela uma reprovação ao que está sendo dito. A pessoa desvia o olhar e supostamente retira um fiapo da roupa para levar seu cérebro e se concentrar e outra coisa.
    Pestanejar lentamente é usando por uma pessoa que se considera melhor, mais informada, mais rica, superior e inteligente. O ato de pestanejar lentamente é um ato inconsciente do cérebro para não ver a outra pessoa, é um ato de depreciação e até mesmo tédio em relação ao que se está sendo dito.
   Essas são apenas alguma das inúmeras dicas e interpretações da fantástica linguagem corporal e a genial venda comportamental. Pode ser usado desde um vendedor de balas á um vendedor de carros importados. Pois o produto pode mudar, mas o cliente é um ser humano, e seu comportamento pode ser interpretado e usado a favor da venda.
     Desejo a você tudo de bom e muito mais.

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