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LIDERANDO EQUIPE DE VENDAS (gestão)

No meu site tem um espaço destinado a perguntas, chama-se "Você Pergunta a Gente Responde", ali as pessoas podem enviar suas duvidas sobre atitudes, liderança e vendas. Elaboramos a resposta, as dicas e enviamos para o e-mail cadastrado. E algo me chama muito atenção. A maioria das perguntas e duvidas são sobre: como liderar e gerir equipe de vendas. Então escrevo este artigo para compartilhar alguns princípios e habilidades de liderança.
Liderar é uma arte, um conjunto de habilidades, e habilidades se desenvolve. Não se nasce líder. Liderança não se impõe, se conquista. Em minha opinião a mais difícil liderança é a de equipe de vendas. Por quê?
Os verdadeiros vendedores, que eu chamo de profissionais de vendas, são pessoas que tem dificuldades em seguir regras, são pessoas que não esperaram serem mandas elas tem atitude, fazem acontecer, são formadores de opinião, não aceitam o meio como é e começam a interferir propondo mudanças. O por serem assim se o líder ou gerente não tiver habilidades bem desenvolvidas terá dificuldades de liderar. 
Os lideres de vendas são incansáveis em melhorar sua equipe. Eles não esperam as reuniões semanais para treinar e avaliar sua equipe, eles aproveitam cada ocasião para fazerem sua equipe crescer. Não há ocasião melhor do que o dia adia para desenvolver a equipe. O gerente de vendas precisa:
AVALIAR: certificando-se de que as pessoas certas estão nos lugares (funções) certos, apoiando e promovendo as que estão agindo de forma positiva e orientando as que não estão.
TREINAR: orientando, criticando e ajudando (feedback) cada um a melhorar seu desempenho em TODOS os aspectos.
CONSTRUIR AUTOCONFIANÇA: espalhando encorajamento, solicitude e reconhecimento. Autoconfiança e liberdade para ousar, assumir riscos, superar obstáculos e atingir metas.
       Líder aproveite todas as oportunidades para injetar estimulo em quem merece. Abuse de elogios, quanto mais específicos e verdadeiros, melhor. Em vez de esperar por reuniões sonolentas, todos os dias é dia de promover o crescimento das pessoas.
      Claro, nunca esquecendo o bom senso e equilíbrio. Haverá situações em que o líder deverá ser gentil e outras cobrar resultados. O momento de elogiar e o de criticar. O de libertar e o de monitorar. Nunca se excedendo, pois água e vital para o homem, mas se for em excesso pode afogá-lo.  
      Esse é o lado divertido da liderança - cada dia um novo desafio. É uma nova chance de tornar- se cada vez melhor, pois, mesmo que tudo pareça concluído nunca se chega à perfeição.
      Líder de vendas; pense nisso. Desejo a você tudo de bom e muito mais.

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