Artigos

QUAL O SEU VALOR? (atitude)

Se você não sabe a resposta a essa pergunta, como vai realizar algo verdadeiramente grande em sua vida? Como vai fazer escolhas que não irá lhe deixar com dúvidas de ter feito a coisa certa? É difícil acertar o alvo quando nem ao menos se sabe qual é. Conhecer seus valores e seus princípios é indispensável para viver uma vida de acordo com o que você quer.
A única maneira de sermos realmente felizes a médio e longo prazo é vivermos por nossos valores mais altos e agirmos sistematicamente, com constância de acordo com o que acreditamos ser fundamental em nossas vidas. Mas, não poderemos fazer isso se não soubermos clara e verdadeiramente quais são os nossos valores. A maior tragédia da vida de muitos seres é saberem o que querem ter, mas, não sabem quem querem ser. Conquistar apenas "coisas" não vai satisfazê-lo. Viver e fazer o que você acredita ser certo, conforme seus valores é o que vai proporcionar o senso de força e a verdadeira felicidade.
Tenha sempre em mente que os seus valores são a bússola que o guiará em direção à satisfação, tranquilidade, realização e felicidade. Ela orienta o caminho para tomar as decisões corretas. Não usar essa "bússola" interior de forma inteligente só trará frustração, desapontamento, falta de realização e a sensação de que a vida poderia ter sido mais. Frequentemente conheço pessoas que desenvolvem hábitos e atitudes que os frustram, causam derrotas materiais e emocionais como: fumar, beber, drogas, comer em excesso, tentar controlar ou dominar os outros, dedicar um tempo descontrolado a internet com algo que não o trará beneficio. Quando perdemos os verdadeiros valores sobre a família e focamos apenas em conquista materiais, deixamos de dedicar tempo para com os filhos, acabamos preenchendo essa lacuna com "mimos", tais como: brinquedos, presentes, internet e ainda acabamos por deixar nossos filhos com as "babás eletrônicas" e muitos ocupam tal tempo com a televisão, que muito pouco ou valor algum agrega a vida futura de quem nos é tão precioso.
Qual é o verdadeiro problema? De acordo com Anthony Robbins, especialista em comportamento humano, essas ações são na realidade resultado de frustração, raiva, o vazio que as pessoas sentem porque não há um senso de realização em suas vidas e acabam querendo substituir esses sentimentos com prazeres momentâneos. O mais triste que isso acaba se tornando um habito e logo depois, um vício. Em outras palavras, por falta de valores geram mais falta de valores.
Quem são as pessoas universalmente mais lembradas e admiradas em nossa sociedade? Não são aquelas que têm bem vivo em suas mentes e corações uma sólida noção de princípios e valores? Pessoas que não apenas falam de seus valores, mas vivem de acordo com ele? Todos nós, tanto você como eu, respeitamos e confiamos em pessoas que defendem seus valores. Há um poder especial em pessoas que não só professam os próprios princípios, mas, vivem vidas congruentes, ou seja, de fato vivem aquilo que pensam e dizem viver.
Você só se tornará uma pessoa realizada e verdadeiramente feliz se viver de acordo com seus valores e princípios, mas, para isso você deve saber quais são eles. Os valores que você viver hoje irão determinar o resultado do seu amanhã.
Termino mais uma vez compartilhando o texto de uma, em minha opinião, grande escritora Ellen White: "A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que aconteça tudo errado".
Pense nisso, desejo a você tudo de bom e muito mais.

Faça agora mesmo o seu cadastro
e receba um brinde em seu e-mail.

© 2016 Jeremias Oberherr - Todos os direitos reservados.

Logo DMWEB Desenvolvendo Soluções Exclusivas para o seu Negócio