Artigos

O VENDEDOR E CONTROLE DO SEU TEMPO (vendas)

Um profissional de vendas de atitude e alta performance pode magicamente multiplicar seu tempo e seus resultados se ele souber literalmente administrar seu tempo. O comentário mais ouvido pelos profissionais da atualidade é que "falta tempo" para fazer o que precisa ser feito.
Diminuir a velocidade do relógio, multiplicar o tempo, aumentar o dia é algo que infelizmente a ciência nunca poderá resolver. Não cabe a nós meros humanos controlar o tempo. O que temos o controle de fazer, e precisamos urgentemente, é otimizar nosso tempo administrando melhor nossas tarefas no período de 24h que é igual para todos.
E quando esse assunto se refere ao dia a dia de um vendedor o assunto é mais importante do que podemos imaginar. Ligações, orçamentos, propostas, visitas, prospecção, reuniões, transito são coisas que assombram a rotina de um vendedor sem falar em também dedicar tempo para família, laser, espiritualidade, sociedade. 
Mas meu objetivo aqui é ajudar você a refletir na importância em melhorar o uso do seu precioso tempo.  
Primeiro é preciso entender que: vamos supor que você entre e sua sala de trabalho no inicio da manhã e encontre 3 tipos de problemas; o problema elefante, o cachorro e o ratinho. Cada um com o grau de importância e urgência de acordo com seu tamanho. A primeiro momento temos a tendência de começar com os, teoricamente menores e simples, nesse caso o ratinho.  Então você começa a "correria", e lá vai você correndo atrás dos telefonemas, emails, e etc... ratinhos, nisso se vai a manhã inteira. Você agora sai para o almoço, resolve ir então no restaurante da esquina. Ao  chegar o susto, ele está mais cheio e movimentado que o normal. Lá se vai um tempo maior do que havia previsto para o almoço. E quando volta o que esta te esperando? Os problemas "cachorro e elefante". Então você começa novamente a sua maratona, desta vez atrás do cachorro, mas ele é esperto e rápido,  ele corre pra um lado, corre pro outro e você atrás. Quando você consegue capturá-lo, lembre que falta o elefante, você olha no relógio e faltam apenas 30mim para terminar seu horário de trabalho. Nada mais justo do que você respirar um pouco, certo? Afinal não foi fácil seu dia. Na manhã seguinte, ao chegar e abrir sua sala quem está te esperando? 1 ratinho, 1 cachorro e 2 elefantes, pois o elefante de ontem não foi capturado, ou seja, seu problema não foi resolvido.  Cada dia tem seus problemas e suas obrigações, nosso erro é permitir, por escolhas erradas de prioridade, deixar afazeres de um dia para o outro.
Segundo; eu pergunto á você, o que devemos fazer primeiro, urgente ou importante? Se você é uma pessoa bem informada e de rápido raciocínio deve ter respondido, o importante. Mas qual a diferença entre importante e urgente?  De acordo com Stphen Covey autor do famoso livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" que aborda em um capitulo inteiro sobre administração do tempo, fala que  - urgente é o importante que você não fez quando deveria ter feito. Por exemplo: abastecer o carro para ir trabalhar é algo importante, abastecer o carro quando ele alerta que está na reserva e você esta atrasado para visitar um cliente, isso é urgente. Enviar a proposta antes do prazo estipulado é importante, lembrar que isso não foi feito meia hora antes do combinado e sem ao menos tê-lo preparado, é urgente.
Tenha em mente que quando você cria o habito de priorizar suas tarefas, estipulando grau de importância e se comprometendo a fazer primeiro o mais importante, menos coisas urgentes aparecerão para "roubar" seu tempo, o que sonho de todo profissional de vendas, e isso pode se tornar realidade com muita disciplina e esforço. É fácil? Não. Mas é preciso se você quer aumentar seus resultados em números de vendas, qualidade de trabalho e principalmente na satisfação de seus clientes. 
Para que sua carreira e seu dia a dia não sejam um "andar em círculos" recomendo que o mais rápido possível você crie o habito de listar as prioridades da sua agenda diária e se disciplinar para cumpri-las. Agindo assim você verá seu templo se multiplicar magicamente.
Desejo a você tudo de bom e muito mais.

Faça agora mesmo o seu cadastro
e receba um brinde em seu e-mail.

© 2016 Jeremias Oberherr - Todos os direitos reservados.

Logo DMWEB Desenvolvendo Soluções Exclusivas para o seu Negócio