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A PRINCIPAL E MAIS IMPORTANTE TAREFA DO GERENTE DE VENDAS. (gestão)

    Há poucos dias atrás me perguntaram em um de meus eventos: qual a principal e mais importante tarefa de um bom gerente de vendas?

    Todas as tarefas diárias de um gerente de vendas são de muita importância, mas, a principal delas é o treinamento de sua equipe. Já mencionei em outros textos que um time de futebol treina mais de 150 horas para apenas 90 minutos de jogo e também que ninguém nasce sabendo vender, essa habilidade se desenvolve.  Os afazeres de um gerente de vendas não devem ficar só limitados à parte administrativa ou apenas liberar descontos.

    Então a principal e mais importante tarefa de um bom gerente de vendas é implantar uma cultura de treinamento para todos os vendedores. Não me refiro apenas a palestras ou algo teórico, mas um treinamento que envolva a mostrar como e o que fazer na venda. Falamos de uma cultura de treinamento pratico.

    É sempre válida a ideia de trazer pessoas de fora para treinar a equipe. É uma ótima iniciativa que deve ser feita pelo menos duas vezes por ano. Mas, de imediato, o gerente deve treinar duas ou três vezes por semana com a sua equipe. Não falo de algo demorado e cansativo, mas, algo de cinco a dez minutos. Neste tempo, que é suficiente, o gerente deve passar os pontos fortes do produto/serviço, os principais argumentos para vendê-los, informações sobre o concorrente e o roteiro das tarefas diárias da equipe.

    Conheço muitas empresas e infelizmente poucas tem essa cultura. Quer saber o mais interessante? Todas as que praticam esse tipo de treinamento tiveram resultados surpreendentes em números e qualidade de vendas.
    Seja qual for seu negocio produto/serviço, venda ativa ou passiva se o gerente da equipe de vendas não se dedicar a treinamentos rápidos e orientações os resultados não virão.

    Não deixe os vendedores terem apenas um dia atrás do outro caindo na rotina como se nada tivesse acontecido. Incentive, estimule e implante uma rotina de treinamento, não deixe a mesmice tomar conta de sua empresa.

    E como começar? Muito simples. Estipule três dias semanais para uma reunião de no máximo dez minutos. De preferência no inicio da manha antes de começar o trabalho. Na primeira reunião você ira passar orientações sobre metas e as metas atingidas na semana anterior e também informações mais direcionadas ao andamento da empresa e tarefas semanais, algo mais interno. Na segunda reunião você irá passar informações sobre um determinado produto/serviço, ou seja, algo técnico. Na terceira você trás técnicas de vendas, mas algo pratico e direto, não fale sobre fazer, mostre como fazer. Você deve programar uma técnica diferente para cada reunião quando o assunto for vendas.

    Não se esqueça do mais importante, monitorar e acompanhar os resultados. Eles te dirão onde melhorar e o que falar nas próximas reuniões.

    Desejo a você tudo de bom e muito mais.

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