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A FORÇA DO PRAZER (vendas)

Em vendas prazer é uma palavra muito importante. Todos os clientes deveriam sentir prazer em comprar de você e da sua empresa. Afinal você está satisfazendo uma necessidade deles ou melhor, resolvendo um problema. Mas não é isso que vemos na pratica. Infeliz mente muitos clientes na verdade saem de uma empresa "desprazerosos". Os motivos de isso acontecer são 2.
1: O produto/serviço não é o que de fato necessitam.
2: A empresa deixou a desejar em alguns pontos como, estrutura, preço, atendimento, negociação, o vendedor não estava preparado para de fato vender, etc...
No primeiro caso não há muito o que fazer. O problema de fato é o segundo caso. Há muito o que fazer e nada sendo feito. E de quem é a culpa? Empresa ou vendedor?
De ambos. Da empresa por não terem um monitoramento efetivo sobre esses pontos importantíssimos no que diz respeito a satisfação e fidelização de um cliente. Não há a consciência de que é mais econômico manter um cliente do que gastar, literalmente gastar, milhões em publicidade para atrair novos prospects e compensar a perda de clientes.
Por parte do vendedor o problema pode se dizer mais grave pois o vendedor não se preocupa em estar um passo a frente. Acha que dedicar tempo, e as vezes até mesmo dinheiro, para aprendizado e qualificação em vendas, não é necessário pois já sabem tudo sobre vendas ou quem deve cuidar disso é o gerente. Perde muito por não cuidar de seus clientes.
Um cliente quando é cuidado e mantido com profissionalismo e dedicação de um vendedor se torna principalmente fiel ao vendedor e não à empresa. Vejo muitos casos de um profissional mudar de empresa e o cliente mudar junto, ou seja, ele era cliente do vendedor e não da empresa.
E como resolver isso por parte da empresa e do vendedor? O primeiro passo é estar disposto a mudanças, pois nada muda se eu não mudar. Logo em seguida para essas mudanças ocorrerem é preciso estar disposto a aprender e por em pratica o que se aprendeu. Tornar uma oferta (proposta de compra) irresistível, estar preparado pessoal e profissionalmente para o dia a dia de trabalho, comprometido com meu cliente e ser o melhor vendedor que ele possa encontrar, ter e usar ferramentas atualizadas de negociação e fechamento em vendas, entregar mais do que o cliente comprou e manter-se visto e lembrado na mente e no coração do meu cliente.
Para você refletir bem sobre isso quero deixar uma frase do meu colega Cesar Frazão: em vendas não existe milagres, é uma questão de causa e efeito.
Pense nisto, desejo a você tudo de bom e muito mais.

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