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RECUPERANDO CLIENTES INATIVOS (VENDAS)

     A maioria das empresas concentrar seus maiores investimentos na conquista de novos clientes. Depois que fazem a primeira ou segunda compra são tratados apenas como mais um na carteira de clientes. Quando existem investimentos para manter e fidelizar um cliente na grande maioria das vezes são pequenos. Muitas organizações não enviam se quer uma carta ou email de boas vindas ou agradecimento pela primeira compra. E pior, a maioria dos vendedores aguarda sentados de braços cruzados que o consumidor ligue para fazer novos pedidos ou solicite produtos além, esquecem que a concorrência está ativamente buscando conquistar esses clientes.
     Como ocorre com cada um de nós é mais cômodo para os clientes, comprar sempre do mesmo fornecedor. Se o cliente estiver satisfeito, sentir-se valorizado, perceber claramente as vantagens em continuar comprando nesta empresa o vendedor dificilmente irá perder um cliente. Mas toda empresa, por maior que seja e mais bem preparada sempre irá ter um cliente inativo. A verdade é que as empresas não dão a devida atenção aos clientes inativos, mesmo sabendo que é muito mais fácil, e custa menos, reconquistar e fidelizar um cliente do que apenas conquistar novos clientes.
     Dicas para reconquistar clientes inativos:
1.    Saiba quem são seus clientes inativos. A maioria dos vendedores sabem que eles existem, mas não fazem a mínima ideia de quem são. Assim fica difícil recupera-los.
2.    Envolva o gerente na recuperação, pois é algo estratégico não deve ficar apenas sob responsabilidade do vendedor.
3.    Lembre-se dos clientes menores, não apenas dos grandes.
4.    Tenha sempre um banco de dados confiável e atualizado de seus clientes. Informações atuais são pepitas de ouro nas vendas.
5.    Comunique-se constantemente com seus clientes, inativos e ativos. Não deixe para dar atenção somente no momento da venda em si, mas sim crie um relacionamento.
6.    Escute com atenção seus clientes inativos. Descubra por que eles não estão mais comprando de você, coloque-se a disposição para resolver esse problema, isso ajuda também para que isso não se repita com outros clientes.
7.    Classifique seus clientes inativos por lucratividade, volume de venda e desgaste de venda. E avalie quais realmente são importantes reativar.
8.    Não espere muito tempo para procurar seus clientes inativos, quanto mais o tempo passar mais difícil será de eles comprarem de você novamente.

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