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SUA EQUIPE ESTA ANDANDO EM CIRCULOS? PARTE II (gestão)

Fiquei muito feliz ao verificar o quanto foi aceito a primeira parte do artigo "Sua equipe está andando em círculos?" Recebi muitos comentários e cases sobre o assunto. 
Um comentário muito importante foi o do colega de profissão, especialista em liderança e vendas, Raul Candeloro, em que comenta sobre a importância do quarto princípio, desenvolver uma acuidade sensorial, em o líder saber se está realmente indo na direção planejada. Por isso, dedico um pouco mais de tempo para falarmos sobre esse assunto. 
Como vimos antes não é difícil encontrarmos equipes inteiras, juntamente com seus lideres, andando em círculos por em primeiro lugar não ter um objetivo muito claro em mente. Alguns até tem um bom planejamento estratégico, mas falham ao agir. Outros agem, agem muito rápido, mas suas ações infelizmente o afastam de suas metas.
É importante o líder sempre estar bem atento para as respostas de suas decisões e ações. Na maioria das vezes parecemos estar agindo muito bem. A curto prazo tudo esta certo. Mas as consequências não confirmam isso. Encontramos líderes empolgados e obcecados por atingir metas e não dedicam tempo para fazer uma avaliação semanal ou ate mesmo mensal para verificar se tudo esta como planejado, não há controle algum, deixam assim de rastrearem os pontos fracos de seus liderados. Sendo assim aumentam as chances de fracassos. Por não desenvolverem um sensor de cuidado falham ou quando detectam uma falha deixam para resolvê-la depois. 
Podemos ilustrar isso como uma viajem. 
Você está na rodoviária de Curitiba pronto para embarcar em um ônibus rumo a São Paulo. É a primeira vez que você viaja de ônibus, você se atrapalha e entra no ônibus errado em direção a Florianópolis. Quando você esta viajando mais ou menos umas três horas, percebe que esta indo para o lado errado. Ótimo. Você percebeu que esta indo para o lado errado. Você que ir para São Paulo e não para Florianópolis. E agora, o que você faz? 
Você espera o ônibus chegar ao fim de sua viajem para então retornar em direção ao seu destino inicial, aumentando assim o tempo de viajem, não cumprindo com sua agenda e programação já feita? 
Ou você diz. - Para o ônibus que eu quero descer! 
Amigo líder, você não pode estar tão preocupado com a viajem e se esquecer de encher o tanque de seu carro. 
Você pode agora estar se perguntando: como desenvolver esse sensor de cuidado? 
Isso depende de sua meta inicial. Cada meta requer um tipo de cuidado e avaliação diferente. Mas existem algumas perguntas para um líder se fazer diariamente. Perguntas que com certeza irão fazer a diferença na caminhada em direção de seus objetivos:
O que estou aprendendo? Hoje eu e minha equipe chegamos mais perto de nossa meta? E se houver um erro, uma falha, reflita: Como eu posso evitar que isso aconteça novamente? 
Lembre-se desenvolver uma acuidade sensorial é saber se sua equipe esta se aproximando ou afastando de suas metas. 
Agora, se estiver afastando, "para o ônibus que eu quero descer". Não deixe chegar o final do mês ou do trimestre para olhar os relatórios e dizer: não foi desta vez. 
O que você acha de começarmos agora? Responda-me: Suas atitudes e as de sua equipe estão te aproximando ou te afastando de suas metas? 

Desejo a você tudo de bom e muito mais.

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